sexta-feira, 31 de julho de 2009

NOVAS OPORTUNIDADES


Abraçadas umas às outras, um monte de cuecas e peúgas sujas escondiam-se envergonhadas sob o assento de uma velha e escarranchada cadeira que no canto do quarto se agarrava à parede para não se desmanchar. Em cima, umas andrajosas calças de ganga, libertas do opressor cinto, repousavam sobre um molho de gordurentas «t-shirts».
A humidade espraiava sorrateiramente os seus tentáculos, que alastravam numa lenta e agonizada fuga em direcção à janela, uma lâmpada que já falecera há algum tempo pendia amarelada no centro do tecto. No chão, alguns tacos do soalho de madeira ousavam levantar o pescoço à espreita da melhor oportunidade para saltar e partir dali para fora. Bastava mais uma bebedeira, um vómito, uma garrafa de vinho partida, um pouco mais de Inverno e a liberdade seria possível. Outros havia que de cabeça erguida, orgulhosos, revoltosos, nada mais queriam senão vingança; afiadas e rígidas farpas desprendiam-se ligeiramente dos seus corpos e ali ficavam à espera que aquele porco e miserável indivíduo tivesse a feliz distracção de lá pousar o pé, quem sabe, talvez com um pouco de sorte, um dia, tropeçasse na sua embriaguez e lá espetasse a sua grotesca barriga.
O quarto tinha um aspecto nojento e seboso!
O ar, que se distinguia dos restantes elementos pela cor turva e cheiro enjoativo, era com certeza o único a contribuir para manter o quarto isento de vírus e bactérias. Envoltas pelo denso odor, as pobres criaturas extinguiam-se fulminadas por longos beijos de nicotina e álcool.
A porta, semicerrada, permanecia imóvel, como que envergonhada pelo seu aspecto gafeirento. O tempo e o ambiente agressivo que a rodeava, haviam conseguido arrancar alguns bocados do seu maravilhoso corpo envernizado. Outrora fora bela, a sua pele era macia e irradiava brilhos de cetim, agora, sempre que enfrentava a dura realidade que o espelho da cómoda em frente reflectia, pedia a Deus que um poderoso bicho da madeira a usurpasse e destruísse para sempre.
Debaixo da cama, por trás de um novelo de pó, um pequeno grupo de minúsculos bichinhos de carapaça preta divertia-se brincando. Enquanto uns jogavam às escondidas – um e outro mais atrevido ousavam esconder-se dentro da escuridão de algumas latas de cerveja espalhadas pelo quarto –, outros subiam ao topo dos tacos levantados e de barriga para cima deslizavam por eles abaixo, gesticulando com alegria as suas múltiplas patinhas. Os mais adultos procuravam tranquilos por restos de pão, cascas de tremoços, com alguma fortuna, talvez uns restos de fiambre e queijo.
Depositado sobre o colchão, jazia o corpo pesado e nu de um homem que aparentava ter cerca de 40 anos. Era um sujeito entroncado, estatura média, costas largas, trigueiro, peludo, abdómen saliente e peito descaído; tinha cabelo escuro, farto e forte como a juba de um leão, no rosto uma barba negra e cerrada que já não era desfeita seguramente à mais de uma semana.
Jaime Lopes era o seu nome.
Há muito que deixara de se preocupar consigo e muito menos com os outros. Desde que ficara desempregado, principalmente a partir do momento que deixou de receber o fundo de desemprego, tornou-se azedo, agressivo, culpando tudo e todos pela situação em que vivia. Embriagava-se com frequência, porém, fazia-o sempre em casa, isolado naquele quarto mal cheiroso que lhe impregnava a pele com um fedor a caos e decadência.
«Quando cair, caio sozinho. Não preciso de ninguém que me levante!» Frequentes vezes este pensamento atravessava-lhe o cérebro temulento – tendo em conta a quantidade de álcool ingerida, provavelmente fazia-o a nado, com fato de mergulho e garrafa de oxigénio – como se uma réstia de orgulho o impedisse de mostrar aos outros quão profundo era o precipício para que se tinha atirado.
Recusava-se pedir o rendimento social de inserção. «Não sou aleijado, nem nenhum coitadinho para andar para aqui a viver à custa do Estado, eles que me arranjem mas é um emprego.»
Há vários meses que não pagava o aluguer da casa, esperava que a ordem de despejo chegasse a qualquer momento, mas enquanto durasse, afundar-se-ia sozinho naquele minúsculo e porco apartamento que há uns anos tinha alugado. «Pelo menos aqui dentro ninguém me chateia.»
O pouco dinheiro que conseguia ganhar provinha de alguns biscates que ia fazendo para um ou outro amigo ou conhecido. Nada de significativo. Mal chegava para comer e beber, ou antes, para beber e beber.
A sua profissão era a de fiel de armazém. Trabalhara num armazém de transportes e logística que, como muitas outras empresas, não conseguiu resistir a esta avassaladora crise que, qual furacão, tudo arrasa, deixando atrás de si um rasto de miséria, destruição e vidas perdidas.
Infelizmente, Jaime era apenas mais um, apenas mais um insignificante pedaço de carne a ser sugado por este imenso aspirador de sonhos e de futuros. A diferença relativamente à maioria dos desempregados é que era uma pessoa só! Sem família, sem ninguém!
Naquela manhã de quarta-feira acordou sobressaltado pelo barulho de um altifalante proveniente do largo em frente a sua casa. No início, tolo com o sono e devido à estridência resultante da amplificação do som, não percebera bem o sentido das frases difundidas pelo aparelho.
Encostou as costas à cabeceira da cama, espreguiçou-se uma vez, duas, esfregou os olhos, e, ainda meio zonzo e ressacado da bebedeira da noite anterior, tentou perceber o que ouvia.
«Não pedimos muito. Só queremos um emprego e um tecto para dormir. Vimos de tão longe, fizemos tantos milhares de quilómetros… agora é impossível voltar para trás», era a voz de alguém que falava bem português, mas com o sotaque dos países de leste.
Jaime sentou-se na beira da cama olhando meio apalermado para a janela do quarto que tinha a persiana fechada. Estava incrédulo com o que acabava de ouvir.
«Há quatro anos que cá estamos, já demos algo de nós a este país. A minha esposa, que é advogada, fez limpeza em algumas das vossas casas e nunca se queixou. Eu… bem…, não interessa o que sou, já as ajudei a construir, já carreguei muito cimento e tijolo», a voz dizia as frases com firmeza e emoção, imperturbável!
Sempre que o altifalante se calava, ouvia-se um burburinho. Deviam estar várias pessoas a assistir.
Não queria acreditar no que ouvia. «Era preciso ter lata! Logo estes bandalhos que vieram para o nosso país roubar os empregos aos portugueses. Doutores a trabalhar nas obras por dois reis de mel coado e têm o descaramento de pedir casa e emprego! Olhem, fiquem com a minha, porque o trabalho, esse, já deve estar a ser feito por algum de vós. Sim, só pode ser por loirinhos adoradores de ‘vodka’ ou então por brasileiros amantes de caipirinhas. Cambada de bêbados! Não, não está ocupado por pretos. Esses não vão para fiel de armazém. Vão para as obras», pensava Jaime furioso. Estava prestes a explodir, colérico, os dedos grossos coçavam a barba num vaivém frenético, sorte a sua porque roía as unhas, caso contrário já teria o rosto a sangrar.
«Falamos-vos pelo altifalante, porque de outra forma não nos ouvem. Assim, esperamos que o grito do nosso desespero possa tocar o coração de alguém que nos possa ajudar», continuava a voz vinda do largo.
Jaime levantou um pouco a persiana e espreitou; viu dois jovens que aparentavam ter cerca de 27, 28 anos, um rapaz e uma rapariga. Eram loiros, cabelo liso e comprido, olhos azuis, altos e bem constituídos, bonitos, e, apesar de mal vestidos, tinham um porte digno. A mulher – particularmente bela – não dizia palavra, somente observava com atenção o grupo de pessoas que os rodeavam, como se lhes quisesse esquadrinhar os pensamentos. Apesar de odiar os estrangeiros que vinham para o nosso país à procura de trabalho - considerava que todos deviam ser expulsos, porque assim os portugueses teriam muito mais possibilidades -, ficou impressionado com a aura de respeitabilidade que emanava daqueles dois maltrapilhos que ousavam, alto e em bom som, pedir um emprego.
«Ainda por cima devem ter a mania que são bons», resmungou Jaime entre dentes, mal disfarçando o incómodo que o aspecto daqueles jovens lhe havia provocado.
«Se porventura a nossa presença vos incomoda, digam-nos claramente. Lembrem-se que os Estados Unidos são o que são graças aos que para lá emigraram. Se são contra a presença de estrangeiros, manifestem-no sem receio. Não se esqueçam que da discussão nasce a luz.»
Não, isto era demais! Para Jaime era uma provocação.
Pôs-se bruscamente de pé e dirigiu-se rápido à casa de banho para lavar a cara e os dentes. «Quem é que eles julgam que são? Provocações? Não, isso não admito!» Vestiu, apressado, umas calças de ganga encorrilhadas, enfiou no tronco uma «t-shirt» azul coberta de nódoas de cerveja, calçou uns chinelos e dirigiu-se para o largo.
Quando lá chegou, um senhor elegantemente vestido com um fato azul-marinho, camisa branca com riscas azul-claras e uma bela gravata vermelha, salpicada aqui e ali por uma pinta no tom da camisa, falava pausadamente com os dois jovens e também para o público.
Tinha presença o sujeito. Parecia ser alguém importante!
Jaime ficou preocupado.
- Não me diga que já arranjaram alguém que os ajudasse – perguntou a um vizinho conhecido que estava a assistir.
- Não. Claro que não. Pelo contrário, estão a levar das boas – disse o outro.
«Música para os meus ouvidos», pensou Jaime.
- Vou chegar-me um pouco mais à frente para ouvir melhor.
Aproximou-se do epicentro do diálogo e lá ficou de pernas abertas e braços cruzados, olhando de soslaio, numa postura de quase desafio.
- São estes seres que agora se queixam que, não vai há muito tempo, vos roubaram o emprego. Quantos de vós que estavam contratados a prazo foram dispensados e substituídos por mão-de-obra emigrante? Todos os dias isto acontece! É verdade que são seres humanos como nós, que têm direito a viver, mas… façam-no na sua pátria, não na nossa! Julgam que eles se preocupam com os portugueses que ficam sem emprego? Não seremos nós também humanos? – dizia o senhor importante, em tom de discurso.
- Muito bem, muito bem, é isso mesmo – exclamava Jaime, enquanto batia palmas excitado. – Até que enfim existe alguém com coragem para dizer a verdade.
Não foi apenas Jaime que o fez, muitos o aplaudiram, mesmo os mais renitentes a discursos de teor xenófobo se entusiasmaram. O efeito manada começava a surgir e o elegante senhor sentia-o.
- Obrigado, caro amigo – agradeceu olhando fixamente nos olhos de Jaime. - Porque não vão pedir emprego ao Partido Comunista ou ao Bloco de Esquerda? Não são esses os partidos que louvavam os países dos quais estes emigrantes fogem? Não eram eles os vossos ídolos? Portugal é dos portugueses. Os portugueses sempre em primeiro lugar. Se até os ingleses, que são um povo democrata e evoluído, se manifestam na rua para expulsar os trabalhadores estrangeiros, porque é que nós não deveremos fazer o mesmo? Eles vêm para cá porque querem cuidar das suas famílias e nós vamos mandá-los embora porque queremos cuidar das nossas!
«Muito bem! Muito bem!» A frase circulava de boca em boca ao redor do recinto. Rodava tão veloz e com tal emoção que o som que se ouvia no ar era: «Mééé, Mééé´, Mééé.»
- Meus amigos, não podemos fraquejar, não permitiremos que este tipo de pessoas e outras de pele bem mais escura nos roubem o que é nosso. Não, não permitiremos! Mesmo que estes governos pseudodemocratas ou pseudo-socialistas nos queiram ludibriar com lamechices de solidariedade e igualdade para todos, não nos deixaremos enganar. Eles que vão ser iguais e solidários para os seus países – discursava, inflamado pela sua própria eloquência.
- Pois claro, muito bem! Vamos é expulsá-los a todos. Ainda têm a ousadia de nos pedir emprego através de um altifalante. Vão embora, vão embora! Eu já estou desempregado há três anos e nunca incomodei ninguém com um altifalante. Desapareçam parasitas! – acrescentava Jaime visivelmente acirrado e disposto a partir para a acção física.
A jovem, que até então permanecera em silêncio, fitou um e outro com os seus magníficos olhos cor de céu e calmamente disse:
- Aparentemente, estes dois homens são diferentes. Um veste mal e cheira pior – apontou para Jaime. - O outro veste muito bem, é elegante, o aroma do seu perfume é agradável, porém, na realidade, são os dois seres repugnantes.
O seu companheiro agarrou-a pelo braço e repreendeu-a numa língua que parecia ser ucraniana.
- Não, não me calo – insistiu revoltada. - Estes dois senhores são nojentos, sim. O hálito podre provém da sua alma. São gente que não presta.
- Não vou admitir que esta puta ucraniana venha aqui insultar-me – gritou Jaime que se dirigia de braço esticado para esbofetear a rapariga.
O rapaz segurou-o e aplicou-lhe um golpe que o estendeu no chão.
- Não te atrevas a tocar-lhe – ameaçou o jovem, determinado.
Jaime pegou num pedregulho e aproximou-se dos dois, pronto a ripostar.
O senhor de fato, companheiro de tão nobres ideais, abraçou-o e murmurou-lhe ao ouvido.
- Venha, não vale a pena. Venha tomar um café. Havemos de encontrar forma de resolver os problemas deste país.
Enquanto os dois jovens se afastavam, Jaime e o seu parceiro dirigiram-se ao café mais próximo.
O ajuntamento de pessoas demorou algum tempo a dispersar. Os comentários dividiam-se pelos que consideravam que Jaime procedera mal ao tentar esbofetear a rapariga e os que aprovavam a sua atitude. O discurso do senhor importante é que era invariavelmente aclamado.
- Então meu amigo, já está mais calmo?
- Perdi a cabeça. Descontrolei-me, pronto! Eu sei que ela é mulher e que não se bate nelas nem com uma flor, mas… perdi a cabeça! Quase nos roubam a vida e nós é que somos os nojentos! Incrível, não acha? – Jaime esperava que o seu novo amigo concordasse consigo e compreendesse a sua atitude.
Ao invés disso, o homem tirou um cartão do bolso do casaco e entregou-o a Jaime.
Tinha imprimido: «Impacto – Produções Audiovisuais, Lda.»
- O que significa isto? – perguntou Jaime desconfiado.
- O que o senhor assistiu não passou de uma encenação que tem como objectivo provocar um «impacto» tal que obrigue a que as pessoas reajam e libertem os seus instintos mais primários.
- Então aquilo foi tudo uma farsa? O senhor não acredita em nada do que disse?
- Não interessa no que eu acredito. Nesta obra, o que é realmente importante é aquilo em que o senhor acredita. Já agora, como se chama?
- Jaime – respondeu ensimesmado. – Os outros dois eram actores?
- Eram.
- Pode pagar a conta e também tomar o meu café – disse Jaime chateado.
Naquele momento sentia-se traído, magoado.
Arrastou a cadeira, levantou-se e dirigiu-se para a porta, quando:
- Peço-lhe que não vá embora. Ouça-me um pouco mais – pediu o homem com sinceridade.
Jaime sentou-se novamente.
- O meu nome é Augusto. Tenho 60 anos e faço um pouco de tudo na Impacto. Sou actor, produtor, motorista, comercial, etc. Somos muito poucos nesta companhia e por isso temos que ser polivalentes.
- Não interessa, o senhor enganou-me – cortou Jaime abruptamente.
- Deixe-me continuar. Na Impacto produzimos curtas-metragens que focam aspectos da vida real e em que as personagens principais são pessoas genuínas como o Jaime. A cena consigo e com os meus dois amigos foi filmada, gostaríamos de ter a sua permissão para a divulgar nos meios audiovisuais.
- Quem é que vão defender aí nesse filme, a mim ou aos emigrantes?
- Não tomámos posição. O objectivo destes pequenos filmes é somente agitar a consciência de quem os vê.
- Muito bem. Têm a minha permissão. Também pouco me importa o que os outros pensam. Todos o aplaudiram e bateram palmas, mas agora, se calhar, andam para aí a cochichar e a dizer mal de mim. Digam lá o que quiserem, não quero saber deles para nada. Vou-me embora.
- Espere. Qual é a sua profissão? O que é que o senhor faz? - perguntou Augusto.
- Neste momento não faço nada. Estou desempregado. Era fiel de armazém numa empresa de logística e transportes. Porquê?
- Dê-me o seu número de telefone, talvez o possa ajudar.
- É o 913557722. Adeus.
Jaime afastou-se aborrecido e sem dizer obrigado, porém, a ideia de poder vir aparecer na televisão não lhe era de todo desagradável. «Mesmo que seja a fazer aquela figurinha» - pensava.
Os dias aconteceram uns atrás dos outros, Jaime, que já não era muito bem visto pela vizinhança, tinha agora o carimbo de violento. Depois do ocorrido no largo, cada vez lhe apetecia menos sair de casa. Enclausurava-se dentro do quarto acompanhado de bebidas alcoólicas e ficava a ver – vezes sem fim – vídeos dos velhos clássicos do cinema: «Casablanca», «E Tudo o Vento Levou»; «África Minha».
Raramente seguia os filmes até o fim, via dois Humphrey Bogart, duas Ingrid Bergman, Os lábios de Meryl Streep quando beijavam Robert Redford dilatavam-se, contorciam-se, às vezes até lhe faziam caretas, contudo, Jaime sempre chorava como um menino.
Era estranho que, apesar da sua rudeza, se comovesse ao ver histórias de amor. Sempre fora assim desde miúdo. Vivia só, sem namorada, não frequentava prostitutas, todavia, detestava filmes pornográficos e afins. Apreciava histórias de amor! Adorava ver alguém sacrificar-se por amor!
Um dia de manhã tocou a campainha. Era o carteiro. Trazia uma carta registada do tribunal; davam-lhe dez dias para abandonar a casa, caso contrário, seria despejado pela polícia.
«Quero lá saber, se me levarem para a cadeia, sempre tenho um sítio onde dormir. Se calhar vou aproveitar para roubar umas coisitas, porque assim de certeza passo lá mais tempo.»
Passaram-se mais alguns dias. Já não faltava muito para ser evacuado.
Por cima da cama do quarto, bem ao centro, estava pregada na parede uma cruz de madeira com um Cristo dourado que tinha uma expressão triste. Naquela noite, Jaime olhou para Jesus. Já não o fazia há tanto tempo! Achou-o mais desanimado do que o recordava.
- Estás triste? Não me digas que é por minha causa? Não acredito. Ao tempo que aqui estás e nunca me passaste cartão. Estás agora a olhar para mim porquê? – as frases saíam já com um cheirinho a bagaço. – Já sei! – dizia ele ajoelhado em cima do colchão, garrafa de aguardente na mão e o copo na outra. – Estás farto deste quarto, queres mudar de casa. Quem te censura? Vou confessar-te uma coisa. Às vezes até a mim me mete nojo!
Foi buscar um martelo e dois pregos de aço. No lado direito da cruz pregou a ordem de despejo e no esquerdo um bilhete que dizia assim: «Arranjem-lhe um quarto melhor. Ele merece.»
Dia seguinte, 10 horas da manhã, toca o telemóvel. Jaime atendeu ainda meio ensonado.
- Quem fala? – perguntou.
- Sou o Augusto. Recorda-se de mim?
- Claro, é o farsante – respondeu Jaime com mau humor.
- Tem uma esferográfica e um papel à mão? – continuou Augusto, não ligando à provocação.
- Já está. Diga lá o que quer.
- Falei com um amigo. Tem um armazém que exporta produtos portugueses para quase todo o mundo e eles estão a precisar de um fiel de armazém. Tomei a liberdade de lhe marcar uma entrevista. Não é nada garantido, mas é assim que se começa – dizia Augusto, com entusiasmo na voz.
- Obrigado – disse Jaime com algum custo. – Aonde me devo dirigir?
- Tome nota. A empresa chama-se Coisas de Portugal. É na Zona Industrial da Maia I, sector X-norte, n.º 142. Já está? Tem que lá estar amanhã pelas 14 horas e vai falar com o Sr. Aveleda.
- Aveleda é mesmo o ideal para mim. Lá estarei – respondeu Jaime tentando ser engraçado.
- Não leve a mal o que lhe vou dizer, Jaime, procure ir apresentável. Melhore um pouco o seu aspecto – comentou Augusto com ternura.
- Não se preocupe. Não o deixarei ficar mal. Até amanhã Sr. Augusto e… obrigado – desta vez o agradecimento foi sincero.
- Até amanhã, Jaime. Boa sorte.
Ficou empolgado, desde que se desempregara, era a primeira vez que ia a uma entrevista de emprego. «Que roupa devo levar? Está tudo sujo!»
Pegou nas calças de ganga que mais gostava, foi para a banheira e, com um bocado de sabão, esfregou-as com todas as suas forças. Molhou, ensaboou, esfregou, voltou a molhar, a ensaboar, a esfregar, até que, finalmente, elas lhe pareceram lavadas. Pô-las a secar na varanda. «Espero que até amanhã de manhã, elas estejam secas. Falta-me uma camisa e umas peúgas. As cuecas podem ser mesmo estas mais sujas porque ninguém as vai ver.»
Foi até a cómoda e escolheu a única camisa branca que lá estava. Passou-a a ferro.
«Meias, meias, meias, não tenho meias. Está tudo porco.» Calçou os chinelos e num ápice foi até a Modalfa comprar um par de peúgas azul-marinho. Ficou com 13 euros no bolso.
«Vou cortar o cabelo. Não posso ir à entrevista com esta trunfa. Devem ser 7 ou 8 euros. Não, primeiro vou lavar a cabeça, assim é mais barato.».
Quando saiu do barbeiro, parecia outro. Apesar de todo sujo, parecia ter rejuvenescido!
Naquela noite não bebeu. Jantou um lanche e uma peça de fruta. No final do dia tinha 5 euros no bolso. «Deve chegar para o transporte», pensou.
Varreu o quarto, limpou o pó aos móveis, deitou as garrafas de vinho e as latas de cerveja ao lixo, despediu-se dos seus companheiros de carapaça preta, despiu-se e deitou-se na cama ansiando pelo dia seguinte. Não dormiu nada!
- Boa tarde. O meu nome é Jaime Lopes e tenho uma entrevista com o Sr. Aveleda marcada para as 2 horas.
- Muito bem, aguarde só um pouquinho. Pode sentar, esteja à vontade.
- Obrigado – respondeu Jaime.
- Sr. Aveleda, está aqui o Sr. Jaime Lopes para falar consigo – ouviu a menina anunciar.
- Sr. Jaime, pode acompanhar-me por favor.
Subiram umas escadas e pararam na primeira porta à direita. A jovem abriu a porta. O Sr. Aveleda levantou-se, cumprimentou-o e disse-lhe para ele se sentar e sentir à vontade.
Era um tipo bem-parecido, mais ou menos com a mesma idade de Jaime, porte atlético, do género desportivo, sem cerimónia. Vestia umas calças de caqui bege e uma camisa de ganga.
O gabinete, todo ele, estava decorado de verde e vermelho, apenas os móveis e as cadeiras eram em dois tons de mel. O efeito final era um gabinete bonito e acolhedor.
- O Sr. Jaime sabe que está recomendado pelo dono da empresa não sabe?
Ficou estupefacto, não fazia a menor ideia!
- O Sr. Augusto é o dono da empresa? – perguntou a medo.
- Não, não, claro que não, o Sr. Augusto é um bom amigo do nosso patrão. Isto não quer dizer absolutamente nada. O senhor só cá ficará se reunir aptidões para desempenhar as funções. A Coisas de Portugal é mais que uma empresa. É um conceito. É uma ideia! É um ideal! Como pode observar toda a decoração é inspirada nas cores da bandeira de Portugal. Exportamos para todo o mundo produtos exclusivamente portugueses, desde bens alimentares a livros, pintura, música, etc. Vamos ao armazém ver do que o senhor é capaz. Pode ser?
- Com certeza – respondeu Jaime.
Chegados ao armazém, pediu-lhe que arrumasse numa divisória de uma estante, a 5 m de altura, uma palete cheia de caixas que estava no chão. Jaime sentou-se no empilhador e efectuou o serviço com desembaraço.
Em seguida, apontou para uma quantidade de caixas que estavam empilhadas a um canto e disse a Jaime para fazer uma palete com 1,80 m de altura. Mais uma vez o serviço foi efectuado com eficiência.
- Muito bem, muito bem. Sabe fazer movimentos de «stocks» e guias de transporte? – perguntou o Sr. Aveleda.
- Sei, fazia-o no meu emprego anterior.
- Óptimo, se concordar, o seu salário será de 650 euros mensais, mais 4 euros por dia para subsídio de alimentação. Será contratado por seis meses e pode começar já na segunda-feira. No final do contrato, passa a efectivo ou vai embora.
Jaime não queria acreditar no que ouvia. O peito quase explodia de contente.
- Aceito. Claro que aceito. Muito obrigado Sr. Aveleda.
Estava felicíssimo, porém, estava prestes a ficar sem casa. Decidiu ligar ao Sr. Augusto, contar-lhe a sua situação e pedir-lhe ajuda.
O Sr. Augusto informou-o que a Impacto já tinha vendido a curta a um cliente e que o Jaime teria direito a receber pela sua participação cerca de 1000 euros. Atendendo à sua situação, a companhia concordara em adiantar-
lhe o dinheiro.
- Muito obrigado, Sr. Augusto, nem sei como lhes agradecer – Jaime despediu-se sensibilizado.
Segunda-feira, às 8 horas e 45 minutos, Jaime apresentou-se ao serviço.
O Sr. Aveleda apresentou-o aos diversos funcionários com quem iria contactar amiúde.
Carlos Jaló era um jovem com cerca de 25 anos, filho de angolanos que emigraram para Portugal após o 25 de Abril, tinha o 12.º ano e era o responsável pela expedição; Yuri Daniel, 22 anos, filho de pai português e mãe ucraniana, motorista; Lúcia Maria, 35 anos, cabrita, 12.º ano, responsável pela secção de embalamento.
Lúcia era muito bonita, cabelo encaracolado, olhos verdes, corpo ligeiramente roliço, mas muito bem delineado, lábios carnudos e pele dourada.
Apesar da sua antipatia pela origem dos seus novos companheiros, Jaime ficou muito bem impressionado com a forma simpática como o receberam. Principalmente com Lúcia.
A secção de embalamento estava pintada a toda a volta com uma faixa verde e outra vermelha, numa parede estava pintada uma enorme guitarra portuguesa e um esboço do rosto de Carlos Paredes, na outra, uma grande fotografia com um imenso sorriso de Jorge Palma frente a frente com uma do mesmo tamanho com o rosto sisudo de António Lobo Antunes.
Os camiões, pintados de verde, vermelho e dourado, publicitavam:
«Coisas de Portugal – O melhor de nós.»
Esta frase estava escrita em todas as secções da empresa.
O armazém estava dividido por famílias. Na zona dos bens alimentares, que incluía uma arca frigorífica, podíamos encontrar geleias, queijo da serra, queijo de Azeitão, atum «Ramirez», presunto, chouriço, salpicão, alheiras, enfim, um interminável número de produtos portugueses. Na zona das artes, livros de Lobo Antunes, Saramago, Pessoa, quadros fantásticos, maravilhosas peças de artesanato, música portuguesa de Cristina Branco, Carlos Paredes, Jorge Palma, tudo o que de melhor é ou foi produzido no nosso meio artístico.
As famílias de produtos eram muitas e variadas, mas a mais peculiar era a designada «Miminhos de Portugal»: um porta-retratos com um sorriso da Catarina Furtado, um peão, um carrinho de rolamentos, um Zé Povinho em barro, um quadro onde se via unicamente os olhos e as sobrancelhas de Álvaro Cunhal, um DVD da série «Quando os Lobos Uivam», o calcanhar do Madjer, um sem-número de pequenas coisas que nos fazem sentir bem.
Tudo era exportado para os mais diversos países. Desde o Brasil até a Rússia, passando pela Alemanha, França, Inglaterra, Japão, etc.
Seis meses depois, passou a efectivo. Nesse período, a sua amizade por Lúcia intensificou-se. Almoçavam juntos, tomavam café juntos, discutiam os mais diversos assuntos, gozavam um com o outro pelo facto de serem solteiros, viajavam de metro juntos, não se largavam! Jaime passara a cuidar de si e da sua casa. Estava bem mais elegante e bem-parecido. Todos os dias da semana fazia uma corrida de uma hora e ao fim-de-semana ainda ia nadar 45 minutos para a piscina. Incentivado por Lúcia, inscrevera-se nas Novas Oportunidades para tentar acabar o 12.º ano.
Um dia, Jaime perguntou a Lúcia quem era o dono da Coisas de Portugal. Lúcia respondeu-lhe que no final do ano o iria conhecer. Costumavam organizar uma festa de Natal com todos os empregados, nessa altura o patrão e a família estavam sempre presentes.
Aquele iria ser o Natal mais feliz dos últimos anos. Tinha emprego, sentia-se bem e Lúcia convidara-o para passar aquela noite tão especial consigo e com a sua família.
Antes disso, no dia 21 de Dezembro, aconteceu o jantar da empresa. Jaime estava ansioso e curioso por conhecer o patrão.
Como habitualmente, antes de se sentarem para jantar, o dono da empresa fazia um discurso. Era um senhor de idade já avançada, talvez com os seus 80 anos, mas muito bem conservado, alto, forte, cabelo loiro, olhos azuis e um indisfarçável sotaque. Chamava-se Grigori Vassiliévitch.
- Boa noite a todos. É com imenso prazer que estou aqui convosco para mais um jantar de Natal. Já todos ou quase todos conhecem a minha história, mas eu gosto tanto dela, sou um homem tão feliz e realizado que não resisto a relembrar mais uma vez. Há muitos, muitos anos, saí da Ucrânia, o meu país que tanto adoro, saltei de país para país como um saltimbanco. Passei fome, odiei os meus semelhantes – parou comovido. Por segundos fixou os olhos de Jaime. – Até que cheguei a Portugal. Aqui, um casal fantástico que já não está entre nós, o Sr. Augusto e a D. Amélia, trataram de mim, deram-me de comer, vestiram-me decentemente, alojaram-me na sua casa e arranjaram-me um emprego. Ainda hoje os lembro com saudade. Felizmente, devido à forte amizade que me une ao seu filho recordo-os frequentemente – parou um pouco para beber água.
Jaime sentiu um nó na garganta e o peito contraído.
- Apaixonei-me por Portugal. Sonhei levar o nome de Portugal ao mundo, e, graças à imensa qualidade dos nossos produtos, à vossa colaboração e empenho, temo-lo feito todos os anos num cada vez maior número de países. Quase todos vocês são pessoas que deram a volta à vida por cima. Esse é o maior prazer, o meu maior orgulho!
Jaime perguntou a Lúcia o que ele queria dizer com aquelas palavras. Lúcia respondeu-
lhe baixinho:
- Eu era viciada em heroína!
O Sr. Gregori continuou:
- Agora estou velho. Está na altura de dar a vez aos mais jovens. Vou passar a Coisas de Portugal para o meu neto e sua esposa: Nikolai e Natasha. Como sempre contamos com o vosso apoio e entusiasmo – terminou apontando para a porta da sala.
Entraram os dois jovens. Jaime ficou boquiaberto! Eram os mesmos com quem se envolvera à pancada há uns tempos atrás.
Antes de irem para junto do avô, Nikolai e Natasha aproximaram-se de Jaime. Natasha deu-lhe um abraço fraterno, beijou-o nas duas faces e murmurou:
- Temos muito prazer em tê-lo connosco, Sr. Lopes.
Nikolai cumprimentou-o, olhou-o nos olhos:
- Todos merecemos uma nova oportunidade.
Afastaram-se, Jaime não conseguia falar, tinha a voz embargada pela comoção, não se conseguia mexer, paralisado pelo efeito intenso da felicidade. Lúcia soltou uma lágrima, abraçou-o e, pela primeira vez, beijou-o.

Sem comentários: